História da Igreja

Vilhena, Isabel de (1430-1490)

Primeira escritora em catalão, Elionor Manu­el de Vilhena, mais conhecida como Sóror Isabel de Vilhena, nasceu em Valência. Morreu como abadessa de seu convento, na mesma cidade de Valência. É considerada a escritora espanhola mais importante do século XV.

Duas obras da freira escritora chegaram até nós. A primeira é a Vita Christi, que destaca os episódios evangélicos nos quais intervêm mulhe­res. A obra — escrita provavelmente para con­testar a misoginia do Llibre de les dones escreve­ra Jaime Roig, médico do convento do qual ela era abadessa — consta de uns 60 folhas grandes. Contém no texto diferentes ilustrações pintadas pela escritora, as quais apresentam diversos mo­mentos da vida de Cristo, com uma legenda de oito linhas explicando a cena.

A outra obra de Sóror Isabel é o Speculum animae, recentemente descoberta na Biblioteca Nacional de Paris. Como a Vita Christi, o Speculum “contém ilustrações feitas pela freira para fomentar a imaginação das freiras que não sabiam meditar”. O medievalista Albert Hauf está preparando a edição crítica dessas duas obras da religiosa valenciana. 

 

CONTRIBUIÇÃO COM O SITE
 
marcio ruben
pix 01033750743 cpf
bradesco

Examinais as Escrituras!

FILOSOFIA