Lacordaire, Henri D. (1802-1861)

A esse célebre dominicano francês estão vin­culadas três grandes missões dentro do catolicis­mo francês e da Igreja: a) Foi o iniciador, entre 1835-1836, da primeira série de conferências ou sermões de Notre Dame de Paris. Em anos poste­riores, e já no séc. XX, sucederam-lhe no púlpito de Nossa Senhora os melhores oradores france­ses, reunindo em torno deles a “inteligência fran­cesa”. b) Lacordaire foi um dos líderes da “reno­vação e restauração” da Igreja na França durante

o séc. XIX. O ter unido em sua pessoa um libera­lismo aberto nas idéias e um “ultramontanismo” favorável ao poder do papa criou-lhe sérios pro­blemas dentro e fora da Igreja. c) Uma terceira missão teve Lacordaire: restabelecer a ordem dos pregadores na França em 1843, depois da aboli­ção decretada em 1790. Em 1850 foi nomeado provincial dos dominicanos franceses. A vida, as idéias e o estilo de Lacordaire suscitaram muitas vocações à vida religiosa e ao apostolado dos lei­gos. Sua obra escrita ainda é um estímulo e um exemplo para hoje.

Do ponto de vista doutrinal e político, a vida de Lacordaire parte da condenação pelo papa de “L’Avenir”, periódico que fundara juntamente com *Lamennais. Em 1832 foram condenados o periódico e as idéias teológico-filosóficas de Lamennais (1834). Desde esse momento, Lacordaire combateu o sistema de Lamennais, criando seu próprio estilo e sua apologética de base filosófica e racional, mas não tradicionalista nem “pseudo-racional”.

BIBLIOGRAFIA: Oeuvres, 1911-1912, 9 vols.