Belarmino, São Roberto (1542-1621)

Teólogo jesuíta, considerado um dos princi­pais executores da “Contra-Reforma”. Sobrinho do Papa Marcelo II, ingressou na Companhia de Jesus em 1560. Foi o primeiro professor jesuíta da Universidade de Lovaina. Depois de seis anos de magistério nessa universidade, passou ao Co­légio Romano como professor, sendo nomeado cardeal em 1599. De 1602 a 1605 foi bispo de Cápua, sendo posteriormente chamado ao servi­ço da Cúria Romana.

Belarmino é considerado um defensor da Igre­ja de Roma frente ao protestantismo emergente e já consolidado na Europa. Sua principal obra, Disputationes de controversiis Christianae Fidei (1586-1593), é uma defesa racional, clara e siste­mática da Igreja de Roma. Seus estudos da Bí­blia, da Igreja primitiva e dos padres fizeram dele um inimigo formidável dos reformadores. Belarmino obrigou a fundar cátedras de teologia nas universidades protestantes para poder contes­tar os ataques do jesuíta.

De vida impecável, foi um teólogo sincero e exemplar, sem medo de expressar suas convic­ções. Assim é quando fala da justificação somen­te pela fé, uma fé viva vivificada pela caridade...

Da mesma maneira quando fala do poder indire­to — não direto — do papa sobre os assuntos tem­porais e que mereceu dele a perda da confiança de Sisto V, que colocou o primeiro volume das Controvérsias no Index. Essa integridade é ob­servada na implicação de Belarmino nas primei­ras etapas do caso Galileu. Foi Belarmino quem comunicou a *Galileu (1616) que a Terra é o cen­tro do universo, e não o inverso.

BIBLIOGRAFIA: J. Lortz, Historia de la Iglesia en la perspectiva del pensamiento. Cristiandad, 2 vol.; Historia de la Iglesia dirigida por Ricardo G. Villoslada (BAC), 1979s