História da Igreja

Cabasilas, Nicolau (1320-1390)

Nasceu em Tessalônica. Teólogo ortodoxo lei-go, representante da tradição teológica e litúrgica bizantina.

Desenvolveu uma atividade política em diver­sas missões diplomáticas. Na guerra civil moti­vada pelas lutas teológicas entre o imperador João V Paleólogo e João VI Cantacuceno, Cabasilas pôs-se ao lado deste último, mantendo uma pos­tura conciliadora e tradicional. Isso não foi obs­táculo para que se alinhasse ao lado de São Gregório Palamas (1296-1359) na defesa da Hesiquia ou mística da contemplação de quie­tude.

Nicolau Cabasilas passou à história do pensa­mento e da espiritualidade ortodoxa e cristã prin­cipalmente por duas obras: 1) Comentário sobre a divina liturgia, um dos comentários ou exposi­ções mais brilhantes da teologia sacramental cris­tã. 2) A vida em Cristo, sem dúvida a obra ascético-mística mais conhecida e mais importan­te de N. Cabasilas. Apresenta um programa de iniciação tanto na oração individual quanto litúrgica e sacramental. Um livro profundo, dita­do por quem viveu, na fonte dos sacramentos, a vida em Cristo. No fundo aparece a sua doutrina da *Hesiquia, essa vida de quietude na qual nos vamos transformando em Cristo e desaparecen­do nele.

Não termina aqui a obra de N. Cabasilas. Seus outros tratados e compromissos políticos e soci­ais demonstram uma consciência social muito sensível com as desigualdades econômicas e institucionais ao seu redor (Constantinopla). O alto nível intelectual de suas conferências e ser­mões, assim como a fineza de sua poesia religio­sa, mereceram-lhe uma aceitação geral entre os cristãos do Oriente e Ocidente. 

 
CONTRIBUIÇÃO COM O SITE
 
marcio ruben
pix 01033750743 cpf
bradesco

Examinais as Escrituras!

FILOSOFIA