Pastor, Ludwig von (1854-1928)

Nascido em Aquisgrana, Pastor lecionou em Innsbruck a partir de 1880. Foi diretor do Institu­to Histórico de Áustria em Roma. Terminada a 1ª Guerra Mundial, foi representante da Áustria di-ante da Santa Sé, cargo que lhe permitiu continu­ar a obra à qual havia dedicado sua vida desde que, ainda estudante, pensara contrapor à Histó­ria dos papas do protestante *Ranke, uma histó­ria objetiva e documentada.

Com sua morte, em 1928, deixa uma História dos papas que abrange desde os princípios do século XIV até finais do XVIII. O grande mérito de Pastor apóia-se, principalmente, na explora­ção sistemática das fontes, tanto do Arquivo do Vaticano, o primeiro de que se pôde aproximar, influindo ele mesmo na decisão de *Leão XIII de abri-lo a todos os pesquisadores, como de outros numerosos arquivos europeus. Seu mérito com­pleta-se por ter-nos oferecido uma reconstrução substancialmente livre de preocupações apologéticas, e superior, por isso mesmo, a mui­tas sínteses da historiografia liberal, dominadas muito freqüentemente por concepções apriorísticas, muito mais do que pela procura da verdade através da exploração das fontes. Não são muito sólidas as acusações que lhe fizeram base­adas em motivos confessionais. A obra de Pastor continua sendo válida em seu conjunto, pelo me-nos como ponto de partida insubstituível para qualquer pesquisa e como fonte de informação de altíssimo valor.

BIBLIOGRAFIA: Historia de los papas, 16 vols., em 22 tomos. Barcelona 1910-1937; G. Martina, La Iglesia de Lutero a nuestros días, I, 27s., sobre historiografia da Igreja.