Lamennais, Félicité Robert de (1782-1854)

Polêmico escritor religioso e político francês, ordenado sacerdote contra a sua vontade em 1816. Sua primeira e prematura obra Ensaio sobre a indiferença em matéria de religião (1818) invoca e defende o princípio da autoridade, que identifi­ca com a “razão geral” ou com o “sentido co­mum”. Afirma também que o indivíduo depende da comunidade na aquisição e no conhecimento da verdade.

Entre 1821-1823 publicou vários volumes de obras em que desenvolve outros princípios rela­cionados com a religião. Assim: a) Identifica cris­tianismo com religião da humanidade. b) Nega o caráter sobrenatural do cristianismo. c) Dispensa os súditos do dever de lealdade aos soberanos quando estes se negam a adequar sua conduta aos ideais cristãos. d) Propõe o papa como líder su­premo de reis e povos para combater todos os males. Assim, Lamennais pensa numa teocracia, para acabar anunciando uma revolução de todos os homens em união e liberdade.

Suas idéias foram condenadas por Gregório XVI, em 1832, na encíclica Mirari vos. A réplica a essa condenação papal foi a sua famosa obra Palavras de um crente (1834), condenada no mesmo ano. Nela admite a autoridade da Igreja em matérias de fé, mas não na esfera do político. Lamennais deixou a Igreja a partir desse momen­to, fracassando todas as tentativas que se fizeram para reconciliá-lo com ela.

BIBLIOGRAFIA: Oeuvres complètes, 1836-1837, 12 vols.; Louis Le Guillou, L’évolution de la pensée religieuse de F. Lamennais, 1966.