Isidoro de Sevilha, Santo (560-636)

Nasceu em Cartagena e morreu em Sevilha. Bispo desta cidade, foi considerado o último dos padres da Igreja Ocidental. Une esse título ao de Doutor da Igreja Universal.

A sua inquestionável contribuição à cultura medieval está vinculada à sua obra principal: Originum sive etymologicarum libri viginti, mais conhecida como as Etimologias. Talvez se encai­xe melhor no nome moderno de “enciclopedistas”. Porque, além deste livro fundamental, estão: 1) Seus tratados teológicos e apologéticos, como Sententiarum libri tres; De fide catholica contra iudaeos. 2) Suas obras teológico-cosmológicas e cosmográficas, tais como De ordine creaturarum e De rerum natura. 3) E, finalmente, suas obras históricas: Liber de viris illustribus; Historia de regibus gothorum etc.

Em todos esses trabalhos ressaltam dois inte­resses: a sistematização e a universalização da cultura e do saber, o que fica evidente, principal­mente, nas Etimologias. Com a ajuda de conside­rações etimológicas, definem-se os principais ter­mos e expressões vigentes na cultura latina de sua época. Seu caráter enciclopédico é observado no esquema das Etimologias: Livro I (gramática); II (retórica e dialética); III (aritmética, geometria, música e astronomia); IV (medicina); V (leis e tempos); VI (livros e ofícios eclesiásticos; VII (Deus, os anjos); VIII (Igreja, seitas); IX (línguas, pessoas); X (vocábulos), o livro mais utilizado. Os livros XI-XX tratam dos omni re scibile: ho­mens, monstros, animais, o mundo e suas partes, a terra, prédios e campos, pedras e metais, agri­cultura, guerra e jogos etc.

A obra de Santo Isidoro não é a de um pensa­dor original e profundo. Sua originalidade está em ser transmissor da ciência e da cultura clássi­cas, em especial a latina. Suas obras eram desti­nadas às escolas abaciais e episcopais onde se educavam os clérigos. Através de sua obra foram salvos os legados da ciência antiga, e destinados a alimentar o trabalho intelectual da Idade Mé­dia.

No mais, vale a pena destacar em sua obra a continuidade da tradição, tanto eclesiástica quanto latina. Seu Sententiarum libri tres é um manual de moral e de teologia baseado nas obras de San­to *Agostinho e de São *Gregório Magno. Em De officiis ecclesiasticis, reúne a tradição litúrgica e, ao estilo de Santo *Ambrósio, estende-se aos deveres dos membros do clero. Com relação às Etimologias, suas fontes principais são Servius, gramático latino do séc. IV, os *padres da Igreja e o sempre imprescindível Donato (séc. IV).

BIBLIOGRAFIA: Obras: PL 81-84; Etimologías de San Isidoro de Sevilla. Edição bilíngüe (BAC), 2 vols.