Índex de livros proibidos (1557)

Seu título original: Index librorum prohibitorum. Lista ou catálogo oficial de livros que a Igreja católica “proibia que os fiéis cristãos lessem ou possuíssem”. A primeira edição apare­ceu em 1557 e foi preparada pela Congregação da Inquisição, mais comumente conhecida por Santo Ofício. A partir de 1571, São Pio V estabe­leceu a Congregação do Índex, encarregada de revisar a lista e de nela incluir novos livros. Em 1917 passou a depender do Santo Ofício, hoje Congregação para a Doutrina da Fé. O Índex foi abolido depois do *Vaticano II em 1966.

A história do Índex, paralela à da Inquisição, oferece capítulos e dados muito obscuros. Sua função e sua utilidade na Igreja e na vida de seus membros foi julgada negativa no geral por estar exposta à subjetividade dos homens e dos tem­pos.