Hopkins, Gerard Manley (1844-1889)

Poeta religioso inglês, o mais personalizado dos escritores vitorianos. Embora sua obra poética não tenha sido publicada até 1918, a influência de Hopkins se pode sentir nos grandes poetas ingle­ses do século XX: T. S. *Eliot, Dylan Thomas, W.

H. Auden, Steven Spender e C. Day Lewis.

Aluno do Balliol College de Oxford, onde es­tudou línguas clássicas, participou da grande cri­se religiosa de seu ambiente e época, originada pelo movimento de Oxford. Foi recebido na Igreja Católica em 1866 por quem, mais tarde, seria car-deal: John H. *Newman. Em 1868 entrou na Com­panhia de Jesus, queimando todos os versos de sua juventude, determinado a “não escrever mais, pois não é próprio de minha profissão”.

Só muito tempo depois de sua morte, sua obra poética e praticamente toda a sua produção lite­rária foi reconhecida. Somente em 1918 puderam ser conhecidos, numa edição reduzida, os Poe­mas de Gerard Manley Hopkins, editados por seu amigo e confidente R. Bridges (1918). Seguiu uma segunda edição (1930) que o tornou conhecido no mundo literário e que o reconheceu como um dos grandes e mais personalizados poetas ingle­ses.

O universo literário de Hopkins completa-se com seu abundante Epistolário, seus Diários e papéis e um conjunto de Sermões e Escritos devocionais.

Homem profundamente sensível, dotado para as línguas, a música e a pintura, “serviu-se do verso para projetar nele suas profundas experiên­cias pessoais, seu sentido do mistério de Deus, sua grandeza e misericórdia”. Seu olhar contem­pla incansavelmente a natureza como revelação divina, enquanto não deixa de observar ao seu redor os humanos, vivendo e morrendo. Em suas cartas aparece também o impulso espiritual de seus versos. Estou sempre pensando no “comu­nismo do futuro” — diz em carta de 2 de agosto de 1871. “Horrível afirmá-lo, de certa forma sou comunista.” Preocupava-lhe a situação social da Inglaterra; declarou-se pessimista e decidiu não escrever mais sobre o assunto.

Embora Hopkins possa ser mais estudado como fenômeno literário e poético, sua criação religiosa e cristã é exemplar e estimulante.

BIBLIOGRAFIA: Antología de poetas ingleses moder­nos. Gredos, Madrid 1962.