História da Igreja

Guardini, Romano (1885-1968)

Esse professor ítalo-germânico é um dos gran­des valores do pensamento atual cristão. Nascido em Verona (Itália), viveu toda a sua vida de docência e magistério na Alemanha. Realizou seus estudos em Tubinga e Friburgo, onde se douto­rou em teologia em 1915. Em 1923 passou a ex­plicar a filosofia da religião em Berlim, sendo privado da cátedra pelos nazistas em 1939. Des-de 1945 professou a mesma disciplina em Tubinga e Munique (1948).

A vida e a atividade de Romano Guardini têm sido a de um extraordinário e sábio professor. Sua numerosa obra persegue uma interiorização psi­cológica e poética de fundamento teológico, ao mesmo tempo que uma visão unitária e total da existência humana. A concessão do prêmio Erasmo, em 1961, foi o reconhecimento a um homem e à sua obra que contribuíram com a re­construção da Europa na pax christiana e na cul­tura clássica. Permanecem para sempre as suas obras como O espírito da liturgia (1918), sem dúvida, o livro que mais contribuiu para fomen­tar o movimento litúrgico anterior ao *Vaticano

II. Seguem-lhe: O universo religioso de Dostoiesvski (1933); Consciencia cristã. Ensai­os sobre Pascal (1935); O Senhor. Considerações sobre a pessoa e a vida de Cristo (1937); Essên­cia do cristianismo (1839); Conhecimento da fé (1944); A mãe do Senhor (1954).

Através de seus livros e conferências, Guardini fez da teologia e do pensamento cristão uma for­ma original, cheia de sensibilidade e de cultura, para aproximar-se do homem culto de hoje. Como

P. Lippert, K. *Adam e outros, Guardini perma­necerá como o renovador culto do pensamento cristão que prepara o caminho para o Concílio Vaticano II. 

 

CONTRIBUIÇÃO COM O SITE
 
marcio ruben
pix 01033750743 cpf
bradesco

Examinais as Escrituras!

FILOSOFIA