Couturier, Paul Irénée (1881-1953)

Sacerdote francês, pioneiro e líder do movi­mento pela unidade dos cristãos. Couturier co­meçou sua atividade apostólica em Lyon com os refugiados russos da Revolução de 1917. A partir de 1932, no centro de Amay-sur-Meuse, passan­do posteriormente a Chevetogne, dirigiu sua ati­vidade para o movimento ecumênico. Primeiro introduziu um tríduo de oração pela unidade cris­tã (Lyon, 1933). No ano seguinte, ampliou-o para uma semana de oração: de 18 a 25 de janeiro.

Para desenvolver esse movimento em nível mundial, Couturier serviu-se de uma rede ampla de correspondentes e colaboradores em todos os países cristãos e de diferentes confissões. Com­pôs e distribuiu uma infinidade de folhetins so­bre a oração pela unidade. E finalmente esteve em contato permanente com o *Conselho Mun­dial das Igrejas. O trabalho de Couturier cristali­zou-se, anos mais tarde, no documento sobre o ecumenismo do Concílio *Vaticano II.