Chateaubriand, François René, visconde de (1768-1848)

Escritor romântico francês. Está incluído no grupo de “escritores tradicionalistas”, surgidos depois da Revolução Francesa, no período da res­tauração da monarquia pela qual lutaram. Tornou­se célebre por sua obra O gênio do cristianismo (1802): uma exaltação e defesa do cristianismo. Tentou ressuscitar o cristianismo do afundamen­to a que havia sido levado pelos filósofos e pen­sadores ilustrados do séc. XVIII. Chateaubriand substitui a razão ou os argumentos racionais pelo “sentimento”. Seu livro despertou entusiasmo nas fileiras da Igreja a partir de seu surgimento. Co­locou a defesa da tradição a serviço do catolicis­mo, considerado como o único depositário da tradição autêntica da humanidade. Junto com De Bonald, De Maistre e Lamennais, constitui as bases, no campo filosófico-político, da defesa da tradição. São conhecidos como os pensado­res teocráticos, ultramontanos ou tradiciona­listas.