Beauduin, Lambert (1873-1960)

Monge beneditino, incentivador do movimen­to litúrgico com sua obra La Piété de l’Église (1914), escrita na abadia de Mont-César, Lovaina, centro de renovação litúrgica. Em 1925 fundou, por solicitação de Pio XI, um centro de oração pela unidade dos cristãos, centro que, definitiva­mente, mudou-se para Chevetogne em 1939. A comunidade dos monges aí estabelecida procu­rou o restabelecimento de relações entre a Igreja de Roma e as demais Igrejas. Nela praticavam-se dois ritos nos atos litúrgicos: o rito latino e o ori­ental (grego e eslavo).

Beauduin acompanhou o cardeal Mercier nas Ligas de Malinas (1921-1925) para tratar da união da Igreja Anglicana com Roma. Sua proposta posterior de que “a Igreja não deveria ser absor­vida, mas unida à de Roma”, valeu-lhe a desa­provação de Roma. Os últimos anos de sua vida, passou-os em Chevetogne. Beauduin transforma­se assim num dos pioneiros do movimento ecumênico anterior ao Concílio *Vaticano II.