Basílio Magno, São (331-379)

A figura de São Basílio destaca-se por seu perfil de monge, de pastor, de homem da Igreja e de fino conhecedor da língua e da cultura grega. Nascido em Cesaréia da Capadócia — hoje Tur­quia Asiática — , recebeu a primeira educação em sua cidade natal para completá-la depois em Constantinopla e Atenas (351-356). Aí conheceu São Gregório Nazianzeno, com quem teve uma sincera e profunda amizade. Os dois, junto com São Gregório de Nissa e Eusébio de Cesaréia, formam a escola de Cesaréia e são conhecidos também pelo nome de “padres capadócios”.

O apelido de “Grande” aplica-se a São Basí­lio por ser monge e fundador do mosteiro orien­tal, por seu trabalho pastoral como bispo de Cesaréia, por sua doutrina como teólogo e defen­sor da ortodoxia frente ao arianismo, e por seus dotes de orador e homem culto e superior que lhe valeram a admiração e o reconhecimento de seus contemporâneos.

Basílio deixou obras dogmáticas, exegéticas, ascéticas, homilias e cartas. Em primeiro lugar destacam-se as duas Regras, a longa e a breve, fruto de sua longa experiência como monge, e cuja influência é evidente em todo o mosteiro orien­tal. Das 24 homilias, certamente autênticas, de­vemos ressaltar os problemas éticos e sociais que apresentavam. As obras dogmáticas — Contra Eunômio, Sobre o Espírito Santo — são dedicadas à polêmica contra o arianismo. Na primeira de­fende a divindade do Filho e, na segunda, expõe a divindade do Espírito Santo, segundo a doutri­na da Igreja. Suas nove homilias sobre o Hexameron mostram seus conhecimentos cientí­ficos da Antigüidade.

De seus escritos, destacamos: a) Sua numero­sa correspondência, da qual nos restam mais de 300 cartas. Nelas fala de suas atividades diárias, ou são pequenos tratados de teologia e moral. Várias de suas epístolas canônicas, que tratam de disciplina, formam parte do direito canônico da Igreja Ortodoxa. b) De grande interesse é seu Discurso aos jovens sobre a cultura clássica e sobre os cristãos. Aconselha o estudo dos poetas, oradores, historiadores e filósofos gregos. A lite­ratura e a erudição gregas são um poderoso ins­trumento de educação, mas a educação moral é mais importante que a formação literária e filo­sófica. c) Embora ainda não esteja confirmada sua contribuição à denominada Liturgia de São Basí­lio, deve-se reconhecer pelo menos que, nesta magnífica série de preces eucarísticas, a prece central da consagração reflete seu espírito e é pro­vável que foi utilizada em Cesaréia durante a vida do santo.

O trabalho dogmático mais importante de São Basílio, e dos padres capadócios, apóia-se na sua luta contra o arianismo e, particularmente, contra os imperadores *Juliano e Valente. Seu empenho tem o objetivo de esclarecer a fé da Igreja:

�.                 “Nas discussões sobre Deus deve-se to-mar por guia a fé, a fé que impele à aceitação mais fortemente do que à demonstração, a fé que não é produzida por uma necessidade geomé­trica, mas pela ação do Espírito Santo” (Hom. In Ps., 115, 1).

�.                 “Não aceitamos nenhuma fé que não seja prescrita por outros nem presumimos expor os resultados de nossa reflexão, para não dar como regra de religião o que somente os santos padres nos têm ensinado”.

�.                 Em suas discussões sobre a Trindade, man­tém firme o fundamento de uma só substância (ousía) e três Pessoas (hipóstasis): igualdade substancial das três Pessoas, distintas, no entan­to, em sua individualidade. Frente aos semi-aria­nos, admitiu a substituição do termo “consubstancial” pela fórmula “semelhante imutavelmente na essência”.

�.                 Diante de Eunômio, São Basílio afirma que “o conhecimento da essência divina consiste so­mente na percepção de sua incompreensibilidade” (Ep. 234, 2). Podemos conhecer Deus através de suas obras, mas sua essência nos é inacessível.

BIBLIOGRAFIA: J. Quasten, Patrología, II, 213-247; Obras: PG 29-32; Homilias escogidas de San Basílio el Grande (Biblioteca de autores gregos e latinos), Barcelona 1915.